06 julho 2005

Justiça --- a lógica da batata

Das imensas recordações que trago do secundário, esta reveste-se de um carácter revoltante, e ao mesmo tempo hilariante. Passo a explicar:

Uma das professoras que sempre gostou de mim (como aluno) foi a minha professora de inglês. Como tenho bom domínio da língua e participava nas aulas, a professora tinha-me em boa conta. Os testes corriam bem e as notas concordavam... Teria a mesma professora quer no 10º, quer no 11º ano.

Muita gente reparava que a professora "bonificava" os esforçados, que levavam mais 2 ou 3 valores no final do período do que a média dos testes, e indignavam-se. Pessoalmente, tal não me afectava, se calhar porque eu próprio tinha boa nota e nem reparava que isso se passava.

Até que a professora, numa das últimas aulas do 11º ano decide perguntar-me quanto tempo por semana eu dedicava ao estudo da disciplina.

Nenhum... - respondi-lhe com naturalidade.

A sua face espantada e ruborizada deu lugar a um discurso de quem estava aterrorizada com o facto de me ter dado boa nota no ano anterior. Frases como "Se eu soubesse..." ou "Isso é uma injustiça face aos seus colegas que estudam tanto" faziam parte da panóplia de gritos que se ouviam dos "galinheiros" da escola...

Eu tinha sensivelmente as mesmas notas e tipo de participação que tivera no ano anterior. Teria, portanto, a mesma nota à disciplina nesse ano, também. Mas não. Disse-mo directamente a Prof. Mesquita Machado que me ia baixar a nota por eu não ter sido um aluno estudioso. E baixou. Esta é a parte revoltante.

Ainda bem que esta professora leccionava inglês e não matemática. Como a nota do 11º fazia média com a do 10º (e ela só baixou um valor), eu fiquei com a nota do ano anterior como nota final para cálculo da média do secundário. Assim a sua "penalização" não surtiu qualquer efeito. Esta é a parte hilariante.

2 Comentários:

Blogger Zwei escreveu…

ensino secundário ao seu pior nível. há por aí uns pedagogos com a mania de ajudar os idiotas e prejudicar os inteligentes.

essa prof. não é cunhada do presidente da câmara de Braga?...

6/7/05 16:16  
Blogger Eins escreveu…

é, sim senhora...

6/7/05 18:15  

Enviar um comentário

<< Página Principal