01 julho 2005

Ainda hoje me questiono…

Indocente Cadima
Pesa agora sobre os meus ombros a responsabilidade de abrir as "hostilidades" no que toca ao propósito deste blogue, propriamente dito.

Revelo aos estimados leitores e (ex) companheiros de condição de discente um dos mais ultrajantes episódios do meu percurso escolar. E foram 16 anos. Considero este facto como um atentado à relação aluno/professor, e um exemplo taxativo do que acontece quando tapamos o sol com a peneira

Contexto: Primeiro semestre do primeiro ano de universidade, exame da disciplina de Introdução à Economia I da Licenciatura em Economia da Universidade do Minho, Janeiro de 2001.

Indocente: Prof. Dr. J. Cadima Ribeiro

Durante o exame, apercebi-me de que não era possível resolver um exercício que valia 8 valores. O enunciado estaria claramente incompleto, e era até bastante simples perceber porquê. Para os menos leigos, na 1ª alínea pedia-se o preço e quantidade de equilíbrio quando no enunciado apenas constava uma curva da oferta…

Tentei, em vão, que o Professor Doutor olhasse para o enunciado e o analisasse. Este escusou-se a fazê-lo argumentando que tinha copiado o exercício de um livro (que apresentava a solução) e portanto não havia hipótese de ser impossível de resolver.

O tempo passava, e vi-me forçado a usar a mesquinhez da referida pessoa para levar avante o meu propósito: sabendo que o Prof. Dr. não morria de amores por mim, propus-lhe que, conseguindo ele resolver o exercício à minha frente, eu aceitaria uma classificação de 0 (zero) na disciplina. Aceitou, tentou e falhou. Foi ao seu gabinete procurar o livro e respectiva solução e com (incompreensível) naturalidade anunciou, a 45 minutos do final do exame, que o exercício tinha um enunciado incompleto. Descobriu então que, para além de não ter percebido por que razão não conseguia resolver o exercício - o que é grave - se mostrou incapaz de copiar um simples texto de um livro.

Compreensivo e humilde, não permitiu aos alunos qualquer tempo extra para a resolução do dito exame.

3 Comentários:

Blogger I[A] escreveu…

Eu estava lá tb e sofri isso na pele pq acabei por tirar 7!!!
Uma verdadeira indocência!!!
Mas tb foi engraçado ver um aluno dizer k ja tinha resolvido o exercicio!!! eheheh...

3/7/05 22:00  
Blogger Eins escreveu…

Lá isso, foi...

4/7/05 10:01  
Blogger Zwei escreveu…

Se ele é catedrático (logo, também doutorado), merece "Professor Doutor José Cadima Ribeiro" --- por extenso e com José em vez de J. também... Acho que dá mais impacto... :)

7/7/05 18:13  

Enviar um comentário

<< Página Principal